Até o final do ano, empresa pretende contratar uma equipe de 25 profissionais para a área, entre analistas, cientistas e engenheiros de dados
São Paulo, março de 2021 - A Vitacon, incorporadora imobiliária que trabalha com o propósito de reinventar a cidade, irá investir cerca de R$ 2,5 milhões em novas tecnologias para estruturar o seu setor de Business Intelligence até o final deste ano. Os investimentos na área também incluem a contratação de uma equipe de 25 profissionais, entre analistas, cientistas e engenheiros de dados. Esse movimento representa um crescimento de 1.150% no setor, já que até 2020, o time era composto somente por duas pessoas. Atualmente, a equipe conta com vinte profissionais, que representam 20% de todo o quadro de colaboradores da empresa.
“Percebemos que precisávamos investir em novas tecnologias, como Inteligência Artificial (IA) e machine learning, para continuar inovando no mercado imobiliário e de construção civil, que são ainda muito rígidos e burocráticos. Dessa forma, implementamos a nossa equipe de Business Intelligence, que trabalhará com dados otimizados para nos ajudar a escalar o nosso crescimento”, explica Ariel Frankel, CEO da Vitacon.
Já neste primeiro semestre, a empresa planeja criar um Data Warehouse para agregar todas as informações sobre clientes e prospects em uma base de dados única e centralizada, que guiará novas ações da Vitacon nos próximos anos. As iniciativas previstas vão desde a otimização do atendimento aos clientes até a definição de novos empreendimentos, que serão criados de acordo com as necessidades do público-alvo.
“Hoje nossos dados são de terceiros, ficam nas mãos de ferramentas. Com essa nova base, conseguiremos fazer análises mais certeiras e enriquecer nossos registros, o que nos permitirá otimizar a parte de ciência de dados”, afirma Frankel.
Personalização e facilidades
Um dos principais objetivos da Vitacon com o setor de Business Intelligence é oferecer produtos mais personalizados para sua base de clientes e prospects. Com as tecnologias será possível identificar quais são os anseios dos investidores que buscam pelos empreendimentos, ajudando a definir como serão os próximos lançamentos da empresa.
Além disso, a Vitacon planeja empregar IA e machine learning para criar um sistema que possibilite que todo o processo de compra seja feito on-line. Atualmente, 76% das vendas realizadas pela incorporadora são feitas pela internet, o que gera uma economia de até 50% na forma de comercializar os apartamentos.
Inovações em um setor burocrático
Para Ariel Frankel, esses investimentos em tecnologia reforçam o posicionamento da Vitacon de levar inovação e transformações a um setor que ainda é bastante burocrático, mas demanda novas formas de se relacionar com os clientes. “O boom da digitalização de vários setores já vem acontecendo há alguns anos e com os setores imobiliário e de construção civil não poderia ser diferente. Desde nossa fundação, a Vitacon traz disrupções ao mercado. Estamos buscando cada vez mais mostrar que é possível aliar tecnologia com a construção e vendas de imóveis. Vamos trazer boas novidades em 2021”, diz.
Desde o início deste ano, a Vitacon já lançou três empreendimentos e deve finalizar mais quatro até dezembro. A empresa planeja contratar até 700 trabalhadores da construção civil em 2021, seguindo o aquecimento do setor mesmo em tempos de pandemia.
De outubro de 2020 até o momento, a Vitacon entregou os empreendimentos ON Augusta, ON Brooklin, ON Jurupis, ON Domingos de Morais, VN Vergueiro, VN Apiacás e VN Melo Alves.
Apesar de totalmente atípico por conta da pandemia, a Vitacon cumpriu o planejamento dos empreendimentos previstos para 2020, que resultaram em um lucro líquido projetado de 90 milhões, sendo um ROE (retorno sobre o patrimônio) de 19%. Diante do cenário positivo, a Vitacon alcançou R$ 1,35 bilhão no VGV (Valor Geral de Vendas), em 2020.
SOBRE A VITACON
Desde 2009, a Vitacon trabalha com o propósito de reinventar a cidade, buscando soluções inteligentes de moradia que melhoram a qualidade de vida de todos os moradores. A incorporadora desenvolve imóveis próximos do metrô e dos principais centros empresariais, possibilitando que as pessoas morem perto do trabalho e ganhem mais tempo, aumentando a qualidade de vida.