Grupo de SaaS pretende realizar mais 13 aquisições neste ano, alcançando faturamento de R$ 296 milhões
São Paulo, março de 2021 – A nuvini, grupo de empresas de Software as a Service (SaaS) criado pelo empresário e investidor Pierre Schurmann, anuncia a compra da empresa Effecti, startup de Rio do Sul (SC), especializada em desenvolver automação para fornecedores participantes de licitações. Essa é a terceira aquisição divulgada pela nuvini, que planeja anunciar a compra de mais 12 empresas até abril. Já foram anunciadas a leadlovers e Ipê Digital.
Criada em 2013, a Effecti foi fundada pelos empreendedores Fernando Salla e Everton Porath. Ambos trabalhavam em uma empresa catarinense que desenvolve softwares de gestão pública, e decidiram montar o próprio negócio ao perceberem a oportunidade de oferecer soluções para a participação de companhias em licitações públicas. “Essa escolha veio a partir de uma demanda externa que se mostrou uma alternativa para o futuro, vimos que os pregões eletrônicos estavam crescendo e faltava tecnologia para auxiliar os licitantes”, explica Salla, CEO da Effecti.
Atualmente, a Effecti conta com mais de 1,4 mil clientes, entre eles a Johnson&Johnson, Claro e a Cremer, oferecendo uma plataforma unificada com funcionalidades para diferentes partes do processo licitatório, desde o envio de notificações sobre editais abertos, disputa automatizada de lances, preenchimento automático de informações nos portais de licitações, até o sistema de monitoramento de chat do pregoeiro, facilitando a comunicação entre compradores e fornecedores. Somente em 2020, a empresa auxiliou a movimentação de mais de R$ 11 bilhões em valores vencidos pelos clientes na plataforma, em mais de 325 mil itens em pregões eletrônicos, e coletou cerca de 708 mil editais em cerca de 1.300 portais.
“Com apoio da nuvini, conseguimos fechar o planejamento para os próximos três anos para podermos escalar o negócio com muito mais força e nos tornarmos a maior referência de mercado no segmento. Já tivemos mentorias com grandes profissionais do mercado, como Aaron Ross e Elton Miranda, que nos ajudaram a incorporar novas práticas de governança para agilizar nosso crescimento”, complementa Salla.
Mais aquisições
Recentemente, a nuvini anunciou a compra da leadlovers, plataforma brasileira referência em Automação de Marketing Digital. Além da Ipê Digital, maior plataforma de sistema de gestão para óticas do Brasil, que possui como principal produto a SsOtica. A ação faz parte dos planos da empresa, que continuará adquirindo empresas de SaaS em 3 verticais de negócios - Marketing e Vendas, Produtividade e Finanças e Controle. O foco são negócios com mais de cinco anos de operação e que faturem entre R$ 20 e R$ 50 milhões. O planejamento até 2025 é realizar 100 aquisições, alcançando R$ 4 bilhões em faturamento e R$ 1 bilhão em Ebitda.
Inédito no Brasil, o modelo adotado pela nuvini permite que os fundadores permaneçam à frente de suas startups, mas contando com o apoio do time da nuvini, que além do Aaron Ross tem executivos com experiências em consultorias a empresas de alto crescimento, gestão de pessoas em companhias de alcance mundial, direito empresarial em multinacionais, IPOs, entre outros. O modelo é inspirado na Constellation Software, grupo canadense que adquiriu mais de 500 empresas e está listado na Bolsa de Toronto.
“Este modelo incentiva que todos os empreendedores foquem no crescimento de suas startups, com nosso apoio, sem se preocupar com o backoffice, finanças, e outras partes administrativas. De um lado, trazemos liquidez aos investidores anjo que ajudaram a levantar os negócios em seus primeiros dias e, de outro, continuamos incentivando que os empreendedores fortaleçam suas startups, ganhem maior tração e sigam crescendo”, destaca Schurmann.
Pioneiro da Internet
Pierre Schurmann está entre os empresários que inauguraram o mercado de internet no Brasil. Empreendedor serial, já fundou sete empresas, das quais três são líderes de mercado. Em 1997, foi co-fundador do Zeek!, site de busca adquirido um ano após seu lançamento pela StarMedia, empresa em que assumiu a Diretoria de Novos Negócios. Em seguida, foi co-fundador e vice-presidente da Ideia.com, fundador e CEO da Conectis Experience Marketing, do Experience Club e da Bossa Nova Investimentos.
O time da nuvini é formado por profissionais experientes que vieram de empresas de tecnologia, como Google, WeWork e TIVIT, e do mercado tradicional, como Multiplus e Rede.
Sobre a Effecti
A Effecti é uma startup de Rio do Sul (SC) especializada em desenvolver automação para fornecedores participantes de licitações. A empresa oferece uma plataforma unificada - Minha Effecti - com quatro etapas para diferentes partes do processo, são elas: Encontrar, na qual um robô identifica quando há oportunidades em editais abertos; Cadastrar, com o preenchimento automático das informações nos portais de compra; Disputar, em que o licitante pode definir os valores que está disposto a oferecer durante o pregão eletrônico; e por fim o Monitorar, que facilita a comunicação entre comprador e fornecedor. A Effecti conta com mais de 1,4 mil clientes, entre eles a Johnson&Johnson e a Cremer.