Modalidade
permite oferecer juros mais acessíveis
aos tomadores e melhores retornos aos investidores
São Paulo, novembro de 2019 – O Banco Central aprovou em abril deste ano a MOVA como a primeira fintech de ‘peer to peer lending’ a operar no modelo de Sociedade de Empréstimo entre Pessoas (SEP), que permite pessoas físicas e jurídicas investirem em créditos por meio de uma plataforma eletrônica sem a necessidade de um banco intermediando a operação.
O modelo possibilita baratear os juros para o financiado e oferecer um investimento rentável para quem investe. A fintech consegue reduzir os custos operacionais com uso intensivo da tecnologia e aproveitando as possibilidades criadas pela regulação, que permite operar com uma estrutura enxuta, sem agências físicas e com um conjunto menor de requisitos.
Para ter um financiamento aprovado o solicitante não pode ter restritivos na consulta do CNPJ e CPF dos sócios. Antes de saber quanto vai pagar, o solicitante e sua proposta são analisados pela MOVA. Oferecer garantias aumenta as chances de aprovação, mas não é um pré-requisito. As propostas aprovadas recebem uma nota de rating e os juros são proporcionais ao risco avaliado. Se gostar da taxa, a empresa pode completar a requisição e os investidores começam a bancar as cotas do financiamento.
Roberto Tesch, CEO da MOVA, explica que a redução de custos, gerada pela nova regulação e uso intensivo de tecnologia, também permite reduzir riscos para o investidor e diminuir juros ao viabilizar técnicas de modelagem financeira e estruturação de dívida que antes eram muito caras para operações menores. “Com a tecnologia e nosso sistema proprietário ficou mais barato aplicar esses métodos para de redução de risco em maior escala. Caiu o custo do acesso à informação para analisar a capacidade de pagamento do financiado, assim como caiu o custo para formalizar garantias e criar contas vinculadas, bem como evoluiu a segurança jurídica dos contratos eletrônicos”, explica Tesch.
A expectativa da MOVA é alcançar a partir de dezembro de 2020 a marca de R$ 20 milhões mensais em investimentos realizados por sua plataforma. “Nossa meta para o ano que vem é emprestar um total de R$ 50 milhões. A previsão para os próximos meses é receber mil pedidos de empréstimo em nossa plataforma por mês”, revela Tesch.
Financiamento para estudantes
Com sua tecnologia proprietária que permite agilidade no recebimento, análise e processamento do empréstimo, a MOVA também oferece financiamento para estudantes que estão planejando iniciar pós-graduação ou mestrado, no Brasil ou exterior. O crédito pode ser utilizado para o pagamento da mensalidade, dos materiais, do custo de vida e até mesmo de outras despesas relacionadas ao curso.
Segundo Rodolfo Baltieri, head de Produtos Digitais da MOVA, quem tem interesse em receber o financiamento deve acessar mova.vc e solicitar uma cotação. Uma vez que o cadastro for aprovado na plataforma, os estudantes receberão financiamento diretamente de investidores.
“Analisamos todos os casos individualmente para atribuir taxas mais justas. Em um banco tradicional, é normal que estudantes ou empresas menores acabem recebendo taxas altas porque não se leva em consideração todo contexto do solicitante. Um dos diferenciais do P2P é justamente aproveitar sua operação mais enxuta e custos menores para trazer mais agilidade e novas abordagens para a análise”, reforça Baltieri.
SOBRE A MOVA
A
MOVA é o primeiro Peer-to-Peer Lending aprovado e supervisionado pelo Banco
Central na forma de Sociedade de Empréstimo entre Pessoas. A SEP cria uma ponte
direta entre investidores e quem busca financiamento, eliminando a necessidade
de um banco e cortando custos. A fintech é resultado de uma parceria entre
controladores do grupo Omni e o economista Roberto Tesch, CEO da empresa. Além
de participar com investimento necessário à implementação da fintech, o grupo
Omni traz seus 25 anos de experiência no comando de instituições financeiras.
Tesch, por sua vez, atua há mais de 15 anos no mercado financeiro, notadamente
com Project Finance e estruturação de dívida. https://mova.vc/