Em nova fase, instituição tem como objetivo continuar a capacitação de jovens adultos em marcenaria, além de ajudá-los a entrar no mercado de trabalho ou empreender
São Paulo, dezembro de 2020 - Em plena comemoração de seus 14 anos de atividades, o Instituto Leo, entidade mantida pela Leo Madeiras, que promove cursos de capacitação no setor de marcenaria, acaba de reformular sua identidade e agora passa a se chamar Leo Social. No dia 14 de dezembro, entrou no ar seu novo site, trazendo ao público o curso 100% on-line e gratuito Trilha Básica do Empreendedor da Marcenaria. Desenvolvido em conjunto com parceiros do Instituto Leo Social, a Anderson Rios Consultoria, a Empreende Aí, a Gabster e a Promob, e dividido em dez módulos com videoaulas de nível básico, o conteúdo pretende iniciar os alunos no universo da marcenaria e do empreendedorismo. As inscrições são ilimitadas e o aluno pode realizar o curso no seu tempo, uma vez que não há data de início e de término.
O principal fator que estimulou o Leo Social a repaginar sua identidade e seu propósito, que a partir de agora é o “promover a inclusão por meio do trabalho e da moradia digna de forma sustentável”, foi a pandemia da Covid-19, que paralisou as operações do Leo Social e prejudicou diretamente os marceneiros, que perderam renda em virtude da quarentena. Ao refletir sobre como poderiam continuar sendo relevantes para a comunidade marceneira mesmo durante a crise, a entidade realizou uma curadoria de conteúdos qualificados e focados em capacitação e em como conectar marceneiros e marcenarias, e viabilizou a ajuda financeira a milhares de profissionais por meio do Marcenaria do Bem.
“Desenvolvemos projetos alinhados aos nossos pilares de cuidar, capacitar e conectar, como uma ajuda financeira doada a marceneiros de todo o país durante a pandemia, iniciativa chamada de Marcenaria do Bem, além de curadorias de conteúdos nas redes sociais, mentoria on-line totalmente gratuita e um curso de capacitação em parceria com o SEBRAE. Sentimos, então, a necessidade de revisitar nosso propósito e nossa identidade e também percebemos que precisávamos não só promover capacitação aos nossos alunos, mas também ajudá-los a entrar no mercado de trabalho ou a dar os primeiros passos em sua carreira empreendedora. O Instituto Leo gera oportunidades e impacto social, estimulando uma educação que transforma. Por isso, ao celebrar 14 anos de atuação em 2020, traz agora a palavra ‘social’ em seu nome”, destaca Fernanda Canal, Diretora do Leo Social.
Marcenaria do Bem
De acordo com Andrea Seibel, CEO da Leo Madeiras, 80% das marcenarias do Brasil são compostas de micronegócios familiares, sem reservas de caixa. Por isso, buscando minimizar os impactos gerados pela pandemia do novo coronavírus, em maio deste ano, o Instituto Leo realizou o projeto Marcenaria do Bem, que arrecadou R$ 2.278.246,01, doados a 3.684 profissionais marceneiros de todo o país, que ficaram sem trabalho e sem renda por conta da quarentena.
O auxílio foi no valor de R$ 600,00 para cada um, dividido em duas parcelas mensais de R$ 300,00. A iniciativa, realizada juntamente com o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS), contou com parceiros como Suvinil, Banco Afro, Duratex, Eucatex, FGVTN Brasil, Formica, Guararapes, Pertech e Rometal.
Breve histórico
Criado em 2006, o Instituto Leo nasceu com o intuito de promover cursos gratuitos de formação em marcenaria para jovens adultos em situação de vulnerabilidade, com foco na dificuldade identificada junto a empresários do setor de se encontrar mão de obra qualificada. A entidade já formou quase 3 mil alunos no curso para pessoas em situação de vulnerabilidade e outros 7 mil nos demais projetos.
Em nova fase, passando a se chamar Leo Social, a entidade é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) sem fins lucrativos, que trabalha com a missão de promover a inclusão por meio do trabalho e moradia digna de forma sustentável, junto com inovação e renovação da marcenaria, acreditando na filosofia de que, a fim de se conquistar um mundo melhor, é necessário que hajam oportunidades de realizar sonhos e conquistas por meio de uma profissão.
Sobre a Leo Madeiras
Fundada em 1943, a Leo Madeiras evoluiu de uma loja na Rua do Gasômetro, no bairro do Brás, região central da cidade de São Paulo, para a maior distribuidora de insumos para marcenaria e indústria de móveis do Brasil. A rede conta, hoje, com 105 lojas, sendo duas no Paraguai. No Brasil, está presente em 24 estados, incluindo o Distrito Federal. Com uma equipe de mais de 3 mil profissionais, a empresa dispõe do maior estoque e variedade do setor, com mais de 15.000 produtos ofertados.
A Leo Madeiras ainda possui um depósito central e uma sede administrativa no bairro da Lapa, também na capital paulista, e suas lojas estão localizadas em pontos estratégicos tanto na Grande São Paulo quanto em cidades de grande projeção nas regiões Sudeste, Sul, Norte, Nordeste e Centro-Oeste. A rede também atua na prestação de serviços de concessão de crédito a profissionais da área, contribuindo com o crescimento dos setores moveleiro e de marcenaria, assim como de construção, reforma e decoração no país.