Desde o início da pandemia da Covid-19, maior distribuidora de insumos para marcenaria e indústria de móveis do Brasil tem fortalecido canais digitais e investido em iniciativas para auxiliar marceneiros
Como CEO da Leo Madeiras desde 2012, Andrea Seibel é exemplo de liderança executiva feminina
São Paulo, março de 2021 - Em um cenário de aquecimento no mercado moveleiro, uma vez que, por conta da quarentena, imposta pela pandemia da Covid-19, muitas pessoas passaram a trabalhar no sistema home office e a voltar as atenções para reformas e adaptações em seus lares, a Leo Madeiras, maior distribuidora de insumos para marcenaria e indústria de móveis do Brasil, encerrou 2020 com cerca de R$ 2,5 bilhões em vendas. Além disso, 95% das lojas da rede apresentaram recordes históricos de vendas.
“Parte desse desempenho se deve ao fato de que, embora 2020 tenha sido um ano difícil, algumas oportunidades surgiram em meio à crise. A quarentena, por exemplo, fez com que o setor moveleiro, entre outros segmentos relacionados com a marcenaria, como design, decoração, reforma e construção, contassem com um crescimento significativo, tendo em vista que o lar ganhou o centro das atenções durante o isolamento social. Muitas famílias precisaram adaptar o ambiente doméstico, para viabilizar as mais diversas atividades de natureza estudantil e profissional, além de investir em melhorias e reparos em casa, a fim de passar esse tempo em um lugar aconchegante. Nesse contexto, a troca de portas, portões, batentes, assim como a aquisição de novos sofás, poltronas, camas, cadeiras e mesas, ganhou prioridade”, pontua Andrea Seibel, CEO da Leo Madeiras, à frente da rede desde 2012.
Reinvenção digital
Outro fator que beneficiou o crescimento da Leo Madeiras está relacionado com o modo como a rede se reinventou, buscando superar as dificuldades causadas pela pandemia. Além de mudar a rotina dos colaboradores do escritório para o home office, e adotar todas as medidas de segurança necessárias dentro de suas lojas, a empresa ampliou sua presença online. Na área de vendas, por exemplo, a Leo Madeiras investiu na interação com clientes via WhatsApp e redes sociais, o que melhorou seu desempenho no e-commerce em grandes cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro, cujas vendas praticamente dobraram desde o início da pandemia.
“Também digitalizamos todos os nossos cursos, palestras, workshops e seminários. Como resultado, alcançamos quase 90 mil inscritos no Youtube, mais de 90 mil curtidores no Facebook e 60 mil seguidores no Instagram. Nossa presença online se intensificou como um todo no ano passado: realizamos cerca de 30 lives, entre os meses de abril e setembro, que, juntas, somaram mais de 100 mil visualizações”, detalha Nicolai Mariano, diretor comercial da Leo Madeiras.
Auxílio aos marceneiros
Com o objetivo de driblar a crise econômica causada pela pandemia, a Leo Madeiras investiu em iniciativas para auxiliar profissionais marceneiros de todo o Brasil. De acordo com Andrea Seibel, 80% das marcenarias do país são compostas de micronegócios familiares, sem reservas de caixa. Por isso, em maio de 2020, a Leo Madeiras, por meio do Instituto Leo Social, realizou o projeto Marcenaria do Bem, que arrecadou R$ 2,5 milhões, doados a cerca de 3,6 mil profissionais marceneiros, que ficaram sem trabalho e sem renda por conta da quarentena.
O auxílio foi no valor de R$ 600 para cada um, dividido em duas parcelas mensais de R$ 300. A iniciativa, realizada juntamente com o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS), contou com parceiros como Suvinil, Banco Afro, Duratex, Eucatex, FGVTN Brasil, Formica, Guararapes, Pertech e Rometal.
Contribuição com o setor
Outra iniciativa criada pela Leo Madeiras foi a Leozinha, maquininha de cartão que tem auxiliado negócios de pequenos marceneiros. Cerca de 10 mil unidades do dispositivo foram colocadas no mercado, o que representou, aproximadamente, R$ 38 milhões em vendas, no segundo semestre de 2020.
Desenvolvido pela Hash, fintech de meios de pagamento voltada para o mercado B2B, o sistema operacional do equipamento permite que microempresários e profissionais autônomos de todo o país não só recebam pagamentos com cartões de débito ou crédito das principais bandeiras do mercado, como também ofereçam parcelamentos em até 12 vezes sem juros e sem entrada aos seus clientes. A tecnologia também possibilita crédito automático nas lojas da rede.
2021: o ano do marceneiro digital
Entre as novidades da Leo Madeiras para este ano está o Leo 2.0, um aplicativo de e-commerce que permitirá a retirada de produtos em qualquer loja da rede. Além disso, a empresa também investirá na transformação de seus catálogos físicos em versões digitais, visando acompanhar a migração dos marceneiros para este meio.
Sempre pautados nos pilares estratégicos da proximidade e do relacionamento com os clientes, a Leo Madeiras pretende continuar com o Amigo Leo, programa de pontos da rede, que já distribuiu mais de R$ 3 milhões em prêmios em mais de 20 mil resgates. Para participar, o cliente precisa se inscrever no programa em uma das lojas e, a cada R$ 1 em compras, ele ganha 1 ponto. Depois, é possível trocar os pontos acumulados por produtos de um catálogo exclusivo.
Seguindo essas estratégias, a Leo Madeiras espera alcançar o valor de R$ 3 bilhões em vendas em 2021. Atualmente, a empresa conta com 105 unidades, sendo duas no Paraguai, nas cidades de Assunção e Cidade do Leste, e marca presença em 24 estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal.
Comportamento do consumidor
De acordo com uma pesquisa com dados exclusivos do IEMI - Inteligência de Mercado, 68% dos entrevistados afirmaram ter comprado móveis para a casa em 2020, 41% disseram estar decorando ou redecorando a casa/apartamento e 21% afirmaram estar construindo/reformando a casa/apartamento. Segundo dados do IBGE, em agosto de 2020, no Brasil, houve um aumento de 39,9% nas vendas de móveis em relação ao mesmo período do ano anterior.
Sobre a Leo Madeiras
Fundada em 1943, a Leo Madeiras evoluiu de uma loja na Rua do Gasômetro, no bairro do Brás, região central da cidade de São Paulo, para a maior distribuidora de insumos para marcenaria e indústria de móveis do Brasil. A rede conta, hoje, com 105 lojas, sendo duas no Paraguai. No Brasil, está presente em 24 estados, incluindo o Distrito Federal. Com uma equipe de mais de 3 mil profissionais, a empresa dispõe do maior estoque e variedade do setor, com mais de 15.000 produtos ofertados.
A Leo Madeiras ainda possui um depósito central e uma sede administrativa no bairro da Lapa, também na capital paulista, e suas lojas estão localizadas em pontos estratégicos tanto na Grande São Paulo quanto em cidades de grande projeção nas regiões Sudeste, Sul, Norte, Nordeste e Centro-Oeste. A rede também atua na prestação de serviços de concessão de crédito a profissionais da área, contribuindo com o crescimento dos setores moveleiro e de marcenaria, assim como de construção, reforma e decoração no país.
Sobre Andrea Seibel
Andrea Seibel é CEO da Leo Madeiras, maior distribuidora de materiais para marcenarias e indústrias de móveis do Brasil. À frente da rede desde 2012, Andrea pode ser apontada como um dos melhores exemplos de liderança feminina do cenário corporativo nacional. Além de implementar um modelo de gestão responsável por um crescimento significativo da empresa nos últimos anos, a executiva é uma das idealizadoras do Leo Social, entidade voltada ao terceiro setor mantida pela Leo Madeiras, que promove cursos de capacitação no setor de marcenaria para jovens em situação de vulnerabilidade social e para aprimorar as habilidades de profissionais marceneiros, assim como ações voltadas ao auxílio de pequenas marcenarias em todo o país. A executiva é formada em Direito pela PUC-SP e concluiu um de seus cursos de pós-graduação na Harvard Business School.