Apenas 8% dos profissionais de transporte de cargas no Brasil são mulheres, revela FreteBras
19/03
Má conservação das estradas e dificuldade de encontrar
banheiro para banho são algumas das adversidades
enfrentadas no dia a dia das caminhoneiras pelo país

São Paulo, março de 2020 – A FreteBras, maior plataforma online de transporte de cargas da América do Sul, realizou uma pesquisa para entender a representatividade das mulheres no mercado brasileiro. Segundo a análise, as motoristas representam 8,7% do mercado de transporte de cargas no país. Em março de 2019, um ano antes, esse número era de 6,8%, um crescimento de 28% de mulheres no mercado.


“A cada dia que passa temos exemplos positivos do poder feminino e de como as mulheres são capazes de desempenhar de forma igual, ou até melhor, várias funções que antes eram vistas como exclusivas para os homens. Infelizmente ainda temos um número extremamente baixo de motoristas mulheres, mas é fato que elas possuem excelentes características para o comando de um caminhão”, comenta Bruno Hacad, Diretor de Operações da FreteBras.


No Brasil, a emissão de carteiras de motoristas para caminhões e carretas ainda é baixa para o público feminino. Segundo dados do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) de 2019, no país existem cerca de 180 mil mulheres habilitadas para dirigir caminhão.


Uma dessas mulheres é Sonisley Barbosa dos Santos, de 33 anos, que começou a trabalhar na área em 2019 por ser uma apaixonada por caminhões. “Sempre tive o sonho de trabalhar no transporte e iniciar nessa profissão me traz muito orgulho. A minha conquista é um reflexo de que podemos conquistar nosso espaço em um mercado dominado pelo público masculino. Apesar das dificuldades, conseguimos fazer exatamente o que um homem faz nesse ramo”, comenta Sonisley.


A caminhoneira revela que entre as principais dificuldades enfrentadas está a má conservação das estradas e encontrar locais adequados para tomar banho. “Sofro para achar um banheiro privativo para tomar banho. Raramente encontro um ambiente exclusivo para mulher e quase sempre preciso dividir com homens. Outro ponto que destaco como negativo são as rodovias. Muitas estão precárias e causam dificuldades no transporte, pois caímos em buracos e temos prejuízos”, afirma.


Metodologia da pesquisa


Os números foram levantados por meio da plataforma da FreteBras, que possui mais de 370 mil caminhoneiros cadastrados, o que equivale a um terço dos caminhoneiros do Brasil. No site são publicados mais de 400 mil fretes todos os meses. Atualmente, o Brasil tem cerca de 1,2 milhão de caminhoneiros, sendo que 500 mil são autônomos, segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT.


SOBRE A FRETEBRAS


Fundada em 2008 em Catalão (Goiás), a FreteBras é a maior plataforma online de transporte de cargas da América do Sul. A empresa usa tecnologia para conectar transportadoras e caminhoneiros, investindo em soluções inovadoras para tornar o transporte rodoviário de cargas mais eficiente. Com mais de 370 mil caminhoneiros cadastrados, a FreteBras permite que empresas encontrem caminhoneiros para seus fretes em minutos, o que otimiza suas operações, reduz custos logísticos e contribui para escalar e atender novos clientes de forma rápida e eficiente.

Compartilhe
CONTATO
+55 (11) 3034-4662 - firstcom@firstcom.com.br
Horário de atendimento: Segunda a Sexta das 10h às 19h
LOCALIZAÇÃO
Rua Cubatão 929, Sala 88
Vila Mariana, São Paulo (SP), Brasil
CEP: 04013-003