Cargas disponíveis para caminhoneiros autônomos caem 23% após tabela de fretes, aponta FreteBras
19/03

Relação entre profissionais cadastrados

na plataforma e cargas disponíveis teve queda de 38%


São Paulo, fevereiro de 2020 – Os fretes disponíveis para caminhoneiros autônomos caíram 23% entre 2017 e 2019. Esta é uma das conclusões de pesquisa realizada pela FreteBras, maior plataforma online de transporte de cargas da América do Sul, para entender o atual cenário do setor. 


O período analisado abrange cerca de um ano e meio antes e um ano e meio depois da implementação da tabela de fretes, que entrou em vigor em maio de 2018. Atualmente, o Brasil tem cerca de 1,2 milhão de caminhoneiros, sendo que 500 mil são autônomos, segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT. 


“Possuímos em nossa plataforma mais de 370 mil caminhoneiros cadastrados, o que equivale a um terço dos caminhoneiros do Brasil. Temos publicados no site mais de 400 mil fretes todos os meses. São números expressivos que nos garantem uma amostra bastante confiável sobre as tendências do setor de transportes”, explica Bruno Hacad, diretor de operações da FreteBras. 


“Ao realizar a pesquisa descobrimos que, depois da implementação da tabela, a relação entre o número de caminhoneiros registrados na plataforma e as cargas caiu 38%, ou seja, infelizmente há muito menos cargas disponíveis para cada profissional autônomo no país”, comenta Hacad.


A tabela de frete passou a vigorar com a publicação da resolução nº 5.820 em 30 de maio de 2018. Desde então, houve diversas alterações no teor do texto, incluindo a atualização de valores cobrados. 


Em janeiro de 2020, a ANTT estabeleceu em resolução novas regras para a cobrança do frete rodoviário. Entre elas, está a obrigação do pagamento do chamado “frete retorno” para os caminhoneiros. Além disso, foram determinados novos valores para o cálculo. Com as mudanças, o piso mínimo no país sofreu um reajuste que varia de 11% a 15%, de acordo com o tipo de carga e operação.


"A pesquisa revela que as transportadoras estão de fato optando por usar mais frota própria para seus transportes por conta do aumento do custo do frete. É um fato bem sensível que precisamos acompanhar de perto", indica Hacad.


SOBRE A FRETEBRAS

Fundada em 2008 em Catalão (Goiás), a FreteBras é a maior plataforma online de transporte de cargas da América do Sul. A empresa usa tecnologia para conectar transportadoras e caminhoneiros, investindo em soluções inovadoras para tornar o transporte rodoviário de cargas mais eficiente. Com mais de 370 mil caminhoneiros cadastrados, a FreteBras permite que empresas encontrem caminhoneiros para seus fretes em minutos, o que otimiza suas operações, reduz custos logísticos e contribui para escalar e atender novos clientes de forma rápida e eficiente.

Compartilhe
CONTATO
+55 (11) 3034-4662 - firstcom@firstcom.com.br
Horário de atendimento: Segunda a Sexta das 10h às 19h
LOCALIZAÇÃO
Rua Cubatão 929, Sala 88
Vila Mariana, São Paulo (SP), Brasil
CEP: 04013-003