Além de serviços de agência,
empresa integra consultoria e tecnologia para
promover transformações exponenciais nos negócios de seus clientes
São Paulo, dezembro de 2019 – Próxima a celebrar 20 anos, a Cadastra percebeu a necessidade de promover uma reestruturação
profunda que atenda as demandas de comunicação e negócios de seus clientes e
desenhou um novo posicionamento para passar a se apresentar como muito mais do
que “apenas uma agência”. Para seguir nesta direção, a partir de agora a
empresa irá atuar com um modelo híbrido, reestruturando
sua oferta de serviços em cinco divisões de negócios: Business & Strategy, Digital Operations, Technology,
Solutions e Education.
“Nascemos em
2000 como a primeira Agência de Search
Engine Marketing; anos depois o mercado mudou e viramos uma Agência de
Performance. Mas a verdade é que nunca nos sentimos apenas como uma agência. Essa
reestruturação consolida nossa atuação como
agência de performance e adiciona outras frentes de negócios, baseados em serviços de consultoria, tecnologia (e-commerce, martech,
analytics e outros), softwares próprios e
educação. Há tempos que nossa oferta de valor não se restringe a criar e implementar
campanhas de marketing digital, mas sim promover
efetivamente grandes transformações em nossos clientes. Nossa diretriz é ser
um parceiro estratégico na transformação digital guiada pela jornada do
consumidor, que deve ser o ponto central de qualquer empresa. Somos uma empresa business driven, performance driven”,
resume Thiago Bacchin, CEO da Cadastra.
Segundo ele,
o novo modelo da Cadastra é justamente não ter modelo, ou seja, não seguir
padrões pré-definidos, mas sim ter o dinamismo e flexibilidade necessários para
responder aos novos desafios da economia da inovação que surgem todos os dias
em diferentes indústrias, inclusive nas que não são anunciantes tradicionais. O
CEO entende que o avanço do digital trouxe uma complexidade muito maior para
construção e gestão de negócios e poucas empresas estão conseguindo amadurecer
neste novo ecossistema associando conhecimento em marketing e dados com um
arsenal tecnológico de ponta.
“O jogo hoje
não está mais somente na compra de mídia. Antes da era digital bastava investir na TV e na
mídia impressa. Agora, o consumidor é multitela e as marcas buscam um parceiro que assuma verdadeiramente o
protagonismo das estratégias de comunicação, tecnologia e dados, uma empresa
que faça uma simbiose com seus times de
marketing, trade e e-commerce para planejar
estratégias direcionadas à digitalização e crescimento dos negócios no
curto, médio e longo prazo. Este é nosso mantra”,
esclarece Bacchin.
“Nos últimos
anos escutamos muito nossos clientes e o mercado para chegarmos neste novo
posicionamento em que, diferente de uma consultoria tradicional, nos envolvemos
também de corpo e alma na execução. O digital virou o ‘core’ de qualquer
negócio e para sermos cada vez mais
relevantes no mercado, temos que adquirir e
transferir conhecimento para que nossos clientes realizem as mudanças que
precisam para se manter competitivos em suas áreas de negócios. Por isso também
estruturamos uma divisão de educação”, acrescenta Tomás
Trojan, CSO da
Cadastra.
O novo
posicionamento da Cadastra está sendo lançado com um novo logotipo reestilizado que reflete sua atuação em performance, consultoria e
projetos de tecnologia, como plataformas de e-commerce ou martech, com o
objetivo de promover grandes transformações para seus clientes. “Anunciamos uma das maiores transformações que a Cadastra
já passou com objetivo de trazer os melhores resultados de negócios para
clientes e parceiros. São muitas novidades e sabemos que é uma transição
enorme. Mas é isso que amamos fazer: transformações exponenciais”, finaliza Thiago Bacchin.
De uma agência de Search Marketing para
uma agência de performance,
história da Cadastra se confunde com
evolução do marketing digital
Fundada em
fevereiro de 2000, a Cadastra nasceu como a primeira agência de Search
Marketing (SEO e Paid Search). Em 2008, iniciou seu processo de transformação
para uma agência digital full service especializada em performance. Depois de
algum período, promoveu outras transformações para acompanhar a evolução do
mercado digital e tendências que começaram a se acentuar, como a insatisfação
das marcas com as agências que têm pouco foco em negócios, o declínio das
agências off, a entrada das consultorias e empresas de tecnologia e o
crescimento dos times internos digitais nos clientes.
O CEO da
Cadastra reforça que essas transformações foram importantes porque a empresa
nunca se identificou apenas como uma agência por ter se moldado com estruturas
distintas, times diferenciados, clientes focados em resultados e uma velocidade
interna de aprendizado muito maior.
“Fomos
ingressando naturalmente em áreas que uma agência tradicional já não
resolveria. Por isso fizemos todo esse movimento para nos adequar ao que entregávamos e ao que as empresas
precisavam. Só assim conseguiremos resolver as novas dores dos CMOs geradas
pela transformação digital”, complementa.
Evolução do conhecimento como diferencial
de mercado
Acostumada a
formar seus colaboradores, a Cadastra tem agora uma nova frente educacional e
irá oferecer aos seus clientes e parceiros diferentes formatos de treinamentos,
cursos, aulas especiais e workshops com o objetivo de apoiar a formação
profissional e, assim, responder à constante evolução provocada pelo
ecossistema digital.
"As disciplinas digitais estão evoluindo todos os dias e este
conhecimento não está nas universidades. Formamos nossos profissionais para
continuar entregando e podemos dizer que hoje quase não contratamos pessoas
prontas no mercado. Nosso time é constituído por um mix de profissionais de
marketing, tecnologia, cientistas de dados, analistas de mídia digital e várias
outras áreas”, explica Nicole Lunardi, People
and Culture Director da Cadastra.
Escritório em Londres e reinauguração na sede de Porto
Alegre
O escritório
da Cadastra em Porto Alegre passou recentemente por uma modernização para
ampliar seu espaço físico e aprimorar sua estrutura. O local teve sua área
ampliada em 50%, incluindo novas salas de reunião e espaços de convivência,
como um rooftop de 150 m² que pode ser utilizado para eventos e momentos de
relaxamento.
“Somos mais de 300
colaboradores e temos buscado posicionar nossos valores e cultura, o que
chamamos de DNA Cadastra, desenvolvendo processos e ações que visam atrair
talentos aderentes à nossa cultura e foco em performance. Além disso,
conquistamos dez vezes o selo concedido pela instituição mundial Great Place To
Work, que também nos ajuda a nortear esforços para alcançarmos cada vez mais um
ambiente de excelência”, pontua Nicole.
O escritório
em Porto Alegre possui agora mais de 250 postos que, oportunamente, poderão
comportar até 350
colaboradores com o sistema de hot desking e home office, que também já está
implantado no escritório de São Paulo. “O objetivo não é só ampliar o espaço
físico, mas especialmente facilitar a interação e cooperação entre as áreas e
oferecer novos espaços compartilhados”, esclarece Nicole. O investimento foi de
mais de R$ 1 milhão e o projeto foi assinado pelos escritórios de arquitetura
Corteo Arquitetos e 6MM Arquitetura.
Nicole
ressalta que um diferencial importante da Cadastra está na escolha dos
colaboradores para formar equipes eficientes e ágeis. “Precisamos de um time
operacional que cubra todas as disciplinas de comunicação digital. Além disso,
muitas vezes precisamos formar pessoas estratégicas de mídia e negócios que
fazem este trabalho consultivo. Sem essa qualidade não avançamos com os
resultados que o cliente busca. Para isso é preciso ter conhecimento em
tecnologias e plataformas”, explica a diretora de RH.
Atualmente com
escritórios em São Paulo, Porto Alegre e Londres, a Cadastra tem entre seus
principais clientes no Brasil marcas como Samsung, Vivo, Unilever, Salesforce,
Grupo Soma, Smiles e Grupo Renner. Em Londres, a empresa comandada por Gustavo
Bacchin está atualmente desenvolvendo projetos no Reino Unido e na Alemanha.
SOBRE A CADASTRA
Fundada em 2000, a
Cadastra é uma empresa especializada em performance que atua em formato único
no Brasil - um modelo híbrido entre agência digital, serviços de consultoria e
tecnologia. Estruturada em 5 divisões de negócios: Business & Strategy,
Digital Operations, Technology, Solutions e Education, a empresa promove a
transformação digital de seus clientes de ponta a ponta por meio da comunicação
orientada a resultados.